Terapia Relacional Sistêmica (TRS) é como se denomina a linha teórica que embasa meu trabalho como psicoterapeuta. A linha teórica é importante, porque é a partir dela que o psicólogo vai embasar, dar direção e definir sua metodologia de trabalho.
Alguns pressupostos básicos da TRS ajudam a compreender melhor a forma de trabalho do Terapeuta Relacional Sistêmico. Dentre eles podemos citar:
• É uma proposta terapêutica que compreende o cliente (seja um indivÃduo, uma famÃlia, um casal) como um Sistema em relação.
• O foco do trabalho é ajudar a pessoa a desenvolver consciência de seu funcionamento (modo de agir no mundo) e do padrão das suas relações. E a partir disso, possibilitar que ele realize as aprendizagens e mudanças de que necessita, para que consiga agir perante suas dificuldades, de uma forma diferente, mais saudável e mais funcional.
• O sintoma é visto como uma forma de comunicação, uma linguagem, uma forma de equilibrar o sistema. O trabalho clÃnico se realiza pela não priorização do sintoma, mas sim da mudança e da aprendizagem de novos padrões de relação.
Você pode saber mais sobre a Terapia Relacional Sistêmica no livro: